Quem sou eu

Minha foto
Isaías 45:3 "Dar-te-ei os tesouros das trevas, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chamo pelo teu nome".

Ministração da Semana

O VERDADEIRO DISCÍPULO

25 Uma grande multidão ia acompanhando Jesus; este, voltando-se para ela, disse: 26 “Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo. 27 E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo. 28 “Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? 29 Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, 30 dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’. 31 “Ou, qual é o rei que, pretendendo sair à guerra contra outro rei, primeiro não se assenta e pensa se com dez mil homens é capaz de enfrentar aquele que vem contra ele com vinte mil? 32 Se não for capaz, enviará uma delegação, enquanto o outro ainda está longe, e pedirá um acordo de paz. 33 Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo” (Lucas 14.25-33)

INTRODUÇÃO
São algumas as marcas distintas de um verdadeiro discípulo do Senhor Jesus Cristo.
Se a Igreja de Cristo estivesse realmente formada por verdadeiros discípulos de Cristo, o mundo já estaria hoje praticamente evangelizado. Provavelmente todas as pessoas da Terra já teriam ouvido falar do Evangelho de Cristo, se os cristãos fossem verdadeiros discípulos do Senhor Jesus.
As multidões não impressionavam o Senhor Jesus. Embora ele tivesse vindo para salvar o mundo todo, embora ele amasse as multidões que o seguiam, ele queria ver o verdadeiro compromisso pessoal de cada seguidor.
Vamos estudar algumas marcas características da vida de um discípulo de Cristo. Isso faremos de acordo com os padrões estabelecidos pelo próprio Senhor Jesus.

1.    O discípulo vem a Cristo.
        v.  26
        O primeiro passo é vir a Cristo.

2.    O discípulo deixa sua família por Cristo.
        v. 26
        Deixa pai, mãe, mulher, filhos, irmãos e irmãs.
        Esse “aborrece” que aparece na Bíblia não significa deixar de amar ou tratar com desprezo. A ênfase recai sobre a escolha entre um e outro. Mas isso, só quando se fizer necessário. O amor a Deus e à salvação que Ele oferece deve ser mais importante que tudo. Somente o Senhor Jesus pode salvar você. ninguém poderá fazê-lo, a não ser Deus, por meio de Cristo. Seu pai, sua mãe ou toda sua família não poderão salvá-lo, somente Deus.

3.    O discípulo deixa sua própria vida por Cristo.
        v. 26
        Muitas vezes, ou sempre, é preciso negar-se a si mesmo. A satisfação dos prazeres carnais, e o cumprimento de meus desejos humanos são empecilho para minha salvação. Se quero a salvação eterna como um grande e precioso bem para mim, tenho que deixar certos desejos pessoais de lado.

4.    O discípulo de Cristo toma a sua cruz.
        v. 27
        Quem não tomar a sua cruz não pode ser discípulo de Cristo. A cruz pessoal de cada um significa a morte de um estilo antigo de vida e o assumir de um novo estilo de vida que se identifica com o Senhor Jesus.

CONCLUSÃO
É interessante observar que o Senhor estava diante de uma multidão. Ele poderia atender aos apelos carnais da popularidade. Mas não o fez porque sabia que o reino de Deus se constrói somente com pessoas que vem para a vida nova realmente decididas e convictas. A igreja instituição nos dias de hoje está cheia de pessoas que pertencem ao rol de membros mas não pertencem ao reino de Deus. Elas não são de fato discípulos de Cristo que o seguem para valer. Um verdadeiro discípulo de Cristo tem seus compromissos assumidos com o Reino de Deus e com o que isso envolve, e o faz com alegria de coração e prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário